1) NICOLAU COPÉRNICO E LEONARDO DA VINCI
ENEM 1999 QUESTÃO
31
(...) Depois de longas
investigações, convenci-me por fim de que o Sol é uma estrela fixa rodeada de
planetas que giram em volta dela e de que ela é o centro e a chama. Que, além
dos planetas principais, há outros de segunda ordem que circulam primeiro como
satélites em redor dos planetas principais e com estes em redor do Sol. (...)
Não duvido de que os matemáticos sejam da minha opinião, se quiserem dar-se ao
trabalho de tomar conhecimento, não superficialmente mas duma maneira
aprofundada, das demonstrações que darei nesta obra. Se alguns homens ligeiros
e ignorantes quiserem cometer contra mim o abuso de invocar alguns passos da
Escritura (sagrada), a que torçam o sentido, desprezarei os seus ataques: as
verdades matemáticas não devem ser julgadas senão por matemáticos.
(COPÉRNICO, N. De
Revolutionibus orbium caelestium.)
Aqueles que se entregam à prática
sem ciência são como o navegador que embarca em um navio sem leme nem bússola.
Sempre a prática deve fundamentar-se em boa teoria. Antes de fazer de um caso
uma regra geral, experimente-o duas ou três vezes e verifique se as experiências
produzem os mesmos efeitos. Nenhuma investigação humana pode se considerar
verdadeira ciência se não passa por demonstrações matemáticas.
(VINCI, Leonardo da.
Carnets.)
O aspecto a ser ressaltado em ambos os textos para
exemplificar o racionalismo moderno é
(A) a fé como guia das descobertas.
(B) o senso crítico para se chegar a Deus.
(C) a limitação da ciência pelos princípios bíblicos.
(D) a importância da experiência e da observação.
(E) o princípio da autoridade e da tradição
2)
ENEM 2001 QUESTÃO 57
O texto foi extraído da peça Tróilo e Créssida de William
Shakespeare, escrita, provavelmente, em 1601.
“Os próprios céus, os
planetas, e este centro
reconhecem graus,
prioridade, classe,
constância, marcha,
distância, estação, forma,
função e
regularidade, sempre iguais;
eis porque o glorioso
astro Sol
está em nobre
eminência entronizado
e centralizado no
meio dos outros,
e o seu olhar
benfazejo corrige
os maus aspectos dos
planetas malfazejos,
e, qual rei que
comanda, ordena
sem entraves aos bons
e aos maus."
(personagem Ulysses,
Ato I, cena III). SHAKESPEARE, W. Tróilo e Créssida: Porto: Lello & Irmão,
1948.
A descrição feita pelo dramaturgo renascentista inglês se
aproxima da teoria
(A) geocêntrica do grego Claudius Ptolomeu.
(B) da reflexão da luz do árabe Alhazen.
(C) heliocêntrica do polonês Nicolau Copérnico.
(D) da rotação terrestre do italiano Galileu Galilei.
(E) da gravitação universal do inglês Isaac Newton.
3)
ENEM 2014 QUESTÃO
29
A filosofia encontra-se escrita neste grande livro que
continuamente se abre perante nossos olhos (isto é, o universo), que não se
pode compreender antes de entender a língua e conhecer os caracteres com os
quais está escrito. Ele está escrito em língua matemática, os caracteres são
triângulos, circunferências e outras figuras geométricas, sem cujos meios é
impossível entender humanamente as palavras; sem eles, vagamos perdidos dentro
de um obscuro labirinto.
GALILEI, G. O ensaiador. Os
pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1978.
No contexto da Revolução Científica do século XVII, assumir
a posição de Galileu significava defender a
A continuidade do vínculo entre ciência e fé dominante na
Idade Média.
B necessidade de o estudo linguístico ser acompanhado do
exame matemático.
C oposição da nova física quantitativa aos pressupostos da
filosofia escolástica
D importância da independência da investigação científica
pretendida pela Igreja
E inadequação da matemática para elaborar uma explicação
racional da natureza.
GABARITO:
1-D
2-C
3-C
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