1. Analise as proposições:
( ) A Patrística foi um movimento que perdurou do século I ao VII d.C. e que tinha como objetivo principal promover a filosofia cristã diante do domínio da antiga filosofia grega e romana e busca aliar-se as filosofias de origem pagã.
( ) Um dos principais intelectuais no período da Patrística foi Santo Agostinho
Marque a alternativa correta:
a) V, V b) F, F c) V, F d) F, V
2. Observe as assertivas:
I- Agostinho apresenta a prova da existência de Deus no livro O Livre-Arbítrio. Isso é essencial, pois toda a sua filosofia decorre de Deus.
II – Agostinho acredita que Deus pode ser conhecido e contemplado apenas por meio da fé e da experiência pessoal com ele. A razão jamais poderá fazer parte deste processo
Marque a alternativa correta:
a) I, II b) I c) II d) tudo errado
a) A verdade
b) O muno sensível
c) Buscando a Deus
d) A alma
4- Veja a sequência certa:
( ) A teoria do conhecimento de Santo Agostinho, é elaborada numa forma de condução do homem a Deus.
( ) Conforme Santo Agostinho, a alma possui uma natureza divina, sendo, assim, superior ao corpo.
Marque alternativa correta:
a) V, V b) F, F c) V,F d) F, V
5- Analise as proposições:
I- Para Agostinho, a fé e a razão são forças opostas e devem ser averiguadas com cautela e prudência. Nenhum ser humano deve ter a ousadia de usar a fé e a razão para buscar a Deus.
II - Para Agostinho, o homem nunca aprende, mas descobre a verdade. Esta já está no mundo, é pecaminosa e carnal. O homem só pode descobrir a verdade se orar, jejuar e converte-se ao cristianismo.
Marque a alternativa incorreta:
a) I b) II c) I, II ESCOLÁSTICA
6- Analise as proposições:
I- Santo Tomás de Aquino foi um intelectual importantíssimo em sua época e foi o pensador responsável por harmonizar a filosofia de Aristóteles com a fé cristã.
II – Santo Agostinho foi um filósofo que procurou harmonizar a filosofia de Platão e a fé cristã para enfrente severamente a filosofia pagã do seu tempo.
Marque a alternativa correta:
a) I b) II d) I, II d) tudo errado
7- Para Tomás de Aquino, a teologia não substitui a filosofia, ambas são modos de se alcançar uma realidade única. A razão aparece como uma natureza criada por Deus e a fé como revelação de Deus. A teologia é de grande importância para a filosofia, por haver muitas verdades que, embora acessíveis à razão, necessitam primeiramente serem aceitas pela fé. Essas são as verdades elementares, como a existência de Deus. Por outro lado, a filosofia é de grande importância para a teologia, pois a razão assegura os fundamentos da fé, ao evidenciar que esta pode ser demonstrada racionalmente.
( ) CERTO ( ) ERRADO
Gabarito:
1- d
2- b
3- d
4- a
5- c
6- d
6- d
7- Certo
Nenhum comentário:
Postar um comentário